3 de mai. de 2013

PORTO ALEGRE ANTIGA

1961 – Morro Santa Tereza em abril de 1961. No fundo, o centro de Porto Alegre. Percebe-se, também o aterro do Guaíba onde hoje está o Parque Marinha do Brasil. Do seu lado direito, o bairro Menino Deus praticamente sem nenhum edifício alto. Não havia ainda o aterro onde hoje está o Parque Maurício Sirotski Sobrinho (Parque da Harmonia).

  1930 – A rua dos Andradas (Rua da Praia) no centro de Porto Alegre nos anos 30. O prédio da esquina é do Cinema Central. Notem que há uma faixa que cruza a rua, em uma ponta amarrada no poste e a outra ponta no prédio do cinema. Na faixa, lê-se “Ella quer um millionário”, provavelmente um filme que estava passando no cinema. Nenhum desses prédios está em pé hoje. Não sei em que quadra da rua da Praia esse cinema ficava.

1888 – Foto tirada da Ilha da Pintada, mostrando a orla norte de Porto Alegre, região onde estão hoje os bairros Floresta, São Geraldo, 4º Distrito e Navegantes.

1888 – Segunda parte da Foto 01, mostrando a orla de Porto Alegre na região onde hoje está o Centro da cidade e o Cais do Porto. 

1911 – Rua dos Andradas (rua da Praia) na região da Praça da Alfândega em 1911.

1911 – Rua Marechal Floriano Peixoto, no centro de Porto Alegre, em 1911. Notem que uma das lojas se chama “Casa Negra”. Fiquei curioso para saber o que se comercializava nela.

1911 – Rua dos Andradas (rua da Praia) em 1911. Parece ser o trecho da rua da Praia entre a rua da Ladeira e a Borges de Medeiros.

1920 – Rua dos Andradas (rua da Praia) em 1920. Parece se tratar da descida da rua da Praia, entre a Praça Dom Feliciano e a rua Dr. Flores. 

1934 – Outra foto interessantíssima deste thread. Mostra o dirigível Zeppelin sobrevoando Porto Alegre em 26/06/1934. O prédio do lado esquerdo está em pé até hoje. Trata-se do Theatro São Pedro. O prédio ao lado não existe mais. No lugar dele está o Palácio de Justiça. E atrás dele, aparecendo apenas uma ponta, está o prédio da Biblioteca Pública, existente até hoje.

1930 – Casa de Correção (entenda-se “presídio”) em 1930. Esse prédio tinha o apelido de “cadeião” e se localizava ao lado da atual Usina do Gasômetro. Infelizmente, já foi demolido.

1930 – Rua Dr. Valle, no bairro Floresta, em 1930.

1930 – Avenida Osvaldo Aranha na esquina com a rua José Bonifácio, no bairro Bom Fim, em 1930. É uma das minhas fotos favoritas neste thread. Nenhum desses prédios existe mais. Pela característica das vias, suponho que a carroça está saindo da Osvaldo Aranha e entrando na José Bonifácio. Observem que ao lado do poste há uma bomba de gasolina junto ao meio fio. Acho que não existiam postos de gasolina na época, e os carros deveriam ser raros.

1930 – Casa em estilo castelinho na rua Hilário Ribeiro na esquina com Florêncio Ygartua, no bairro Moinhos de Vento, em 1930.

  1950 – Ponte da avenida Getúlio Vargas sobre o arroio Dilúvio durante as obras de canalização do arroio em 1950.

1950 – Obra de canalização do arroio Dilúvio em 1950.

1950 – Obra de canalização do arroio Dilúvio em 1950.

1950 – Travessia de balsa entre Guaíba e Porto Alegre nos anos 50. Naquela época, não havia a travessia Getúlio Vargas com suas 4 pontes sobre o Delta do Jacuí (BR-116) e a única maneira de atravessar o lago em direção a Porto Alegre era nessas balsas. Por elas eram transportados todos os carros, ônibus e caminhões que vinham de Pelotas, Rio Grande, Bagé, Uruguaiana e demais cidades da zona sul do estado e região da campanha.

1969 – Construção da Estação Rodoviária Central de Porto Alegre em 1969. É aqui que hoje desembarcam todos que chegam a Porto Alegre de ônibus (intermunicipais, interestaduais e internacionais), com exceção daqueles provenientes dos municípios da Região Metropolitana de POA. 

1958 – Inauguração da Travessia Getúlio Vargas sobre o Delta do Jacuí em 28/12/1958, portanto, há exatos 50 anos. A ponte que aparece na foto é a ponte do Guaíba. A travessia conta com outras três pontes. A rodovia que passa por elas e o trecho comum entre as BRs 116 e 290. Por essa ponte passam todos os veículos que se dirigem à zona sul do estado, região da campanha, Uruguai, Chile e Argentina.

1964 – Desfile da semana da pátria em 06/09/1964 na Avenida Farrapos.

1961 – Esquina da rua dos Andradas (rua da Praia) com a rua Dr. Flores em março de 1961.

1937 – Esquina da Avenida Borges de Medeiros com rua Sete de Setembro no centro de Porto Alegre em novembro de 1937. O edifício moderno em art-deco é o das Lojas Guaspari. A loja faliu, mas o edifício ainda existe. À esquerda do prédio da Guaspari, o edifício neoclássico de 4 andares é o famoso Edifício Malakoff, considerado o primeiro arranha-céu porto-alegrense.

1959 – Manifestação de populares na rua dos Andradas (rua da Praia) no dia da posse de Leonel Brizola como governador do Rio Grande do Sul em 31/01/1959.

1960 – Desfile comemorativo do feriado de 20 de Setembro na rua dos Andradas (rua da Praia) em frente à Praça da Alfândega em 20/09/1960.

1970 – Visita do Presidente Emílio Garrastazu Médici ao Palácio Piratini em 20/10/1970. Notem ao lado do Palácio a Catedral Metropolitana de Porto Alegre ainda em fase de construção. 

 1965 – Construção do prédio da antiga CRT (Companhia Rio-Grandense de Telecomunicações), hoje Brasil Telecom, na esquina das avenidas Borges de Medeiros e Salgado Filho em setembro de 1965.

1900 – Família se refrescando na praia da Pedra Redonda no lado Guaíba, zona sul de Porto Alegre, por volta de 1900.

 1950 – Fotógrafos lambe-lambes na Praça Parobé nos anos 50.

1920 – Avenida João Pessoa e Parque Farroupilha (Redenção) nos anos 20.

1941 – A famosa enchente de abril de 1941 na região central de Porto Alegre. Essa enchente foi o argumento para a construção do infame Muro da Mauá no final dos anos 60 e início dos anos 70, separando de vez a população do lago.

1961 – Avenida 24 de Outubro no bairro Moinhos de Vento em abril de 1961.

1960 – Desfile promovido pela Legião Brasileira de Assistência na avenida Borges de Medeiros sob o viaduto da Borges em setembro de 1960.


Foto de março de 1971 obra do túnel da Conceição, no fundo podemos ver o edifício Ely e o castelinho da antiga estação de trem a direita. Foto Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

Foto de 1972 - já com as obras concluidas, podemos observar que a antiga estação de trem já não existe mais, foi demolida. Foto Gerson Shirmer, BD, 17 de outubro de 1972.

Antiga estação de trem antes de ser demolida durante a construção do túnel da Conceição na década de 70.  Foto Banco de Dados.


7 comentários:

  1. Incríveis as fotos e mais incrível ainda é que até agora, só uma pessoa havia comentado...

    Tu tens alguma foto do prédio do Tumelero no Centro? aquele ao lado do túnel...

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  3. muito bacana, parabens pelas fotos. estas fotos dão uma idéia de como POA poderia ser bem mais bonita caso conservássemos os prédios antigos e bonitos, como o castelinho da estação de trem... que crime

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  4. A Casa Negra vendia fumos e artigos para fumantes - caximbos, cigarros de várias marcas, cigarreiras, piteiras, charutos. Trabalhava com produtos nacionais e importados. Por volta de 1904 passou a produzir uma marca de cigaros denominada "Cri-Cri".
    parabens pelo artigo!

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  5. Casa negra existem relatos que já existia em 1824 e foi demolida na década de 1930 ou de 1940. comercializava-se fumo em geral. fumo em corda, rapé, cigarros, cigarrilhas, cigarro de enrolar daí o nome casa negra, já era tática de marketing palavra, termo desconhecido até então.

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